Embora muito tenha se falado a respeito do fim do ABAP, com o surgimento de novas tecnologias no mundo SAP, tais como o CAP, XSA e Fiori. Vemos que o bom e velho ABAP, que é a principal linguagem do ERP da SAP nos últimos 40 anos tem se mantido firme e vem evoluindo conforme novas tecnologias tem surgido.
Nos últimos anos o modelo de desenvolvimento ABAP tem se reinventado, com o surgimento do SAP Fiori, do Sap Hana e do SAP S4HANA, novas formas de desenvolvimento e tecnologias tem sido incorporadas ao seu modelo de desenvolvimento.
Porém muitos desenvolvedores ainda desenvolvem hoje da mesma forma que os programas eram desenvolvidos na década de 90 e início dos anos 2000. Sendo que o conhecimento destes novos padrões de tecnologia se mostra cada vez mais necessário para os novos projetos de conversão e implantação do S4HANA.
Desde a versão 7.5 do SAP Netweaver o modelo de desenvolvimento ABAP tem sofrido uma grande mudança. Anteriormente o modelo de desenvolvimento clássico, o que reinavam eram os reports, ALVs, as Dynpro clássicas e quando se pensava em algo web ai aparecia o WebDynpro.
Na versão 7.5 do Netweaver já surge um novo modelo impulsionado pelo Fiori e banco de dados SAP HANA. Com novas tecnologias a serem aprendidas como: SAPUI5 para o desenvolvimento das interfaces com usuário, Fiori Elements, CDS, SAP Gateway, OData e BOPF. Estas tecnologias são a base do S4HANA e atualmente as melhores práticas de desenvolvimento.
Porém com o surgimento do ABAP no SAP Cloud Platform, e do S4HANA Cloud, um novo modelo vem emergindo. Este modelo já está presente também nas versões on premise do S4HANA a partir da 1909. Sendo este conhecido como ABAP RESTful Programming Model.
O modelo de desenvolvimento do ABAP RESTful é a evolução do modelo de desenvolvimento ABAP para SAP Fiori. Ele inclui extensões essenciais na linguagem ABAP, ferramentas de desenvolvimento e Framework que permite o desenvolvimento eficiente de aplicações otimizadas para o SAP Hana, SAP Fiori e web services no ABAP.
Com este modelo é possível estender as aplicações ABAP existentes ou criar aplicações novas.
Este modelo é baseado em CDS e tem uma similaridade contextual com o CAP – Cloud Application Programming Model, onde o CAP o desenvolvimento é baseado em linguagens como Node.js ou Java.
O ABAP RESTful Programming Model é baseado três pilares:
- Ferramenta de Desenvolvimento: ABAP Development Tools in Eclipse;
- Linguagem: ABAP e CDS;
- Frameworks: Cuida das atividades técnicas, deixando o desenvolvedor focar mais nas atividades de negócio;
Vemos que nos últimos anos as tecnologias da SAP tem sofrido uma verdadeira transformação, acompanhando a evolução do mercado de TI e isso não é diferente para o ABAP. O bom e velho ABAP se mantem firme e vem se atualizando para suportar estas novas tecnologias.
Mais informações no link https://events.sap.com/teched/en/session/51543