Configurar acesso ao ambiente SAP Netweaver Trial

Configurar acesso ao ambiente SAP Netweaver Trial

Este artigo é a complementação de nosso artigo que demonstra como configurar um ambiente SAP Netweaver Trial no GCP, agora irei demonstrar como acessar o ambiente instalado e fazer as configurações iniciais de acesso. Caso ainda não tenha o ambiente instalado acesse o post no link acima e faça a configuração do ambiente antes de prosseguir.

Realizando a conexão no servidor de Frontend

Após realizar a instalação dois ambientes serão criados em sua conta no Google Cloud Platform, uma maquina virtual com servidor Linux, nele teremos a instalação do servidor SAP Netweaver 7.5 e uma maquina virtual com Windows Server, onde teremos o frontend e o SAP GUI instalado.

O Acesso, start dos servidores e paralização deles podem ser feitos através do SAP Cloud Appliance Library. Para isto acesso o endereço https://cal.sap.com e faça o logon. Depois clique em Instances no menu a esquerda. Nesta opção é possível gerenciar todas as suas instancias de maquinas virtuais e servidores SAP.

O primeiro passo é clicar no botão Activate para iniciar e ativar a instancia. Neste botão serão ativados os dois servidores associados a esta instância, o servidor Linux e o frontend Windows.

Na Opção Status é possível acompanhar o status da instância, se está suspensa, ativa ou sendo ativada.

Assim que clicar na opção Activate, é exibido um popup perguntando por quanto tempo esta instância será mantida ativa, isto é interessante para economizar, pois caso esqueça de superder a mesma , ela será automaticamente suspensa no tempo informado. Caso não queira suspender automaticamente, desmarque a opção suspend after na janela pop up. Recomendo que mantenha o tempo apropriado que deseja utilizar a instância, para economizar seus créditos do GCP e depois clique em OK.

A instância demora alguns minutos para ser iniciada, algo em torno de 5 min a 10 min no máximo. Você pode acompanhar pelo campo Status.

Após a instância estar ativa, basta criar no botão Connect. Após clicar neste botão será exibido um popup para conexão.

Aqui são exibidas duas opções: A primeira SAP GUI é para conexão direta através do SAP GUI, caso já o tenha instalado em seu computador. A segunda e será a que iremos utilizar faz a conexão através do Remote Desktop, na maquina virtual onde o SAP Frontend está instalado. Clique em Connect na linha referente ao RDP.

Será baixado um arquivo .RDP em seu computador, você pode conectar com este arquivo utilizando o Microsoft Remote Desktop. Caso esteja utilizando outro SO diferente do windows, você poderá ainda utilizar uma extensão do chrome. No Mac por exemplo é possível baixar o app Remote Desktop no App Store. Caso esteja utilizando o windows não precisa fazer nada, ele já tem o Remote Desktop instalado por padrão.

Após basta abrir o arquivo e realizar a conexão informando a senha configurada na instalação da Instância, conforme artigo anterior. Caso um erro de certificado seja exibido, basta clicar em continuar. Deverá ser aberta uma janela com acesso a área de trabalho do servidor de frontend.

Conectando ao SAP Netweaver utilizando o SAP Logon

Assim que acessar acessar a máquina virtual do frontend, você verá na área de trabalho um ícone SAP Logon. Este ícone faz a conexão ao SAP GUI. Dê dois cliques no ícone do SAP Logon e será exibido a tela de logon. Provavelmente não será exibida nenhuma entrada. Teremos que configurar a conexão com o Servidor do SAP Netweaver.

Para isto clique no botão New Item, na tela seguinte clique next e será exibida a tela Create New System Entry. Nesta tela informaremos os dados de conexão ao servidor SAP Netweaver.

Application Server – Informe aqui o IP interno do servidor linux, você poderá consultar o mesmo no SAP Cloud Appliance Library. Para isto clique no nome da instância para exibir detalhes sobre a mesma.

Localize na tela seguinte o Linux Internal IP Address, no quadro a direita da tela. Informe este número no Application Server. Em Instance Number informe 00 e System ID NLP.

No meu caso a conexão ficou assim, mas note que o IP de seu servidor será diferente.

Após clique em Next, Next e depois finish. Pronto! Sua conexão com o servidor SAP Netweaver foi criada. Agora basta fazer o logon.

O Sap Netweaver trial tem alguns usuários configurados para utilização. O usuário de desenvolvimento que pode ser usado nos testes é o DEVELOPER. Você pode fazer o login com ele ou outro para testes do BW o BWDEVELOPER. A senha é a mesma configurada para acesso a instância durante a criação.

É interessante também acessar o arquivo Welcome.html que se encontra na área de trabalho ele traz algumas informações importantes sobre a instância do SAP Netweaver Trial.

Configurando e Renovando Licenças

Para utilização é necessário configurar a licença, normalmente já vem uma versão ativa, mas caso a mesma vença pode ser renovada no seguinte link https://go.support.sap.com/minisap/, baixe a versão apropriada e importe o arquivo na transação SLICENSE. No nosso caso utilizamos a versão NLP para SAP ASE. Caso seja necessário importar uma nova licença devido a sua ter vencido, lembre-se de excluir a licença anterior.

Para o desenvolvimento ABAP, ao editar ou criar o primeiro objeto será solicitado a Access Key, informe o código seguinte 35408798513176413512.

Nos siga nas redes sociais:

Balbino Soares

Com mais de 15 anos de experiência como consultor SAP, tive a oportunidade de participar de diversos projetos, desde projetos de inovação envolvendo novas tecnologias como mobilidade, cloud, Iot, quanto projetos de upgrade e atualização. Minha principal área de atuação é como desenvolvedor, atualmente sou líder de equipe de desenvolvimento e arquiteto de soluções com foco em inovação. Sou um grande entusiasta de novas tecnologias, sempre buscando repassar meus conhecimentos adiante, pois acredito na premissa de que quanto mais se ensina, mais aprendemos.

Deixe um comentário

Fechar Menu
RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram