Análise de código customizado no projeto de transição para S/4HANA

Análise de código customizado no projeto de transição para S/4HANA

Uma das primeiras fases de um projeto de transição para SAP S/4HANA é a análise e adequação do código customizado para aderência ao novo sistema. Conforme exemplificado no guia de simplificação temos diversas mudanças técnicas decorrentes do S/4HANA e em um projeto de transição é necessário ajustar os programas customizados, os famosos Z`s para aderência ao novo sistema, seja por tamanhos de campos, seja por consultas não performáticas ou por chamadas a objetos standards obsoletos.

A ferramenta que nos auxilia nesta identificação é o ATC – ABAP Test Cockpit, através dele conseguimos realizar a checagem com base na versão do S/4HANA.

Porém o ATC para este tipo de checagem apenas está disponível em versões do SAP Basis 7.52 ou posterior. E em muitos casos necessitamos realizar a checagem em sistemas anteriores.

Para isto podemos instalar uma instância do SAP Netweaver ABAP na versão SAP Basis adequada e configurar o ATC neste sistema para realizar a checagem automática no outros ambientes anteriores a versão instalada. Este ambiente é chamado de sistema de sistema de checagem central, e os demais onde iremos realizar a checagem de sistemas checados

.

Em qual fase do meu projeto devo me preocupar com o código customizado?

A análise do código customizado é uma das primeiras etapas do projeto, e consiste basicamente de ajustes a serem feitos antes da realização do upgrade em si pela equipe de basis. Ele faz parte da fase de preparação, conforme metodologia Activate.

Quais os pré requisitos para configurar o ATC?

Além dos pré requisitos de versão SAP Basis 7.52 ou superior para o sistema de checagem central, devemos realizar a configuração de conexão remota entre o sistema central e os sistemas checados, via SM59 e instalar algumas notas tanto no sistema checado quanto no sistema central.

Notas a serem aplicadas no sistema que será checado.

  • 2485231 – Remote ATC Checks of Modifications and Enhancements
  • 2270689 – RFC Extractor for performing static checks
  • 2190065 – ATC/CI: Remote Code Analysis – Object Provider Stub

Após aplicar as notas é necessário executar o report RS_ABAP_INIT_ANALYSIS em cada sistema checado.

Notas a serem aplicadas no sistema central do ATC

  • 2436688 – Recommended SAP Notes for using SAP S/4HANA custom code checks in ATC
  • 2364916 – Recommended SAP Notes for using ATC to perform remote analysis

Download e Import do simplification database

Acesse o support da sap na seção de downloads e localize CCMSIDB e realize o download.

Após realize a importação através da transação SYCM, selecione Simplification Database > Import from Zip File.

Configuração do ATC

Acesse a transação ATC.

O primeiro passo é configurar a ferramenta para funcionar em um sistema central de checagem, para isso navegue em ATC Administration > Setup > System Role. Nesta tela altere para ATC Checks Using Object Providers.

Agora iremos configurar os RFC Object Providers que faz a ligação com o sistemas onde as análises serão executadas.

O primeiro passo é criar a RFC para o sistema destino através da SM59. Depois configurar o System Groups clicando em: ATC Administration > Setup > Object Providers.

Configure os System Groups de acordo com a versão do sistema destino, é recomendável que tenha um grupo para cada versão do sistema.

Preencha os Object Providers, fazendo a associação entre o Sytem Group e a RFC Destination utilizada para conexão com o sistema destino.

O próximo passo é configurar o Job que será executado para coletar os dados. Para isso na tela inicial do ATC clique em Runs > Schedule Runs. Na tela seguinte clique em Create, informe um nome para a série, a variante S4HANA_READINESS_1909 e o Object Provider criado no passo anterior.

Caso a variante não esteja disponível dê uma olhada nesta nota: 2812556 – Check variant for SAP S/4HANA 1909 custom code checks, ela explica como realizar os passos para exibição da variante.

Após criar a série, iremos programar a execução, para isto volte a tela anterior de configuração das séries, e clique no botão Schedule.

Após clicar em Schedule configure os parâmetros para execução.

Após clique em Execute in Background e programe a execução, se preferir pode executar imediatamente.

Aguarde a execução, o que pode levar algum tempo, no meu caso foram aproximadamente 40 minutos.

Para monitorar a execução clique na tela inicial do ATC em Runs > Monitor and Control Runs.

Para visualizar os resultados, basta clicar em Result. E ir navegando nos detalhes.

Para informações mais detalhadas acesse o guia oficial da SAP

https://help.sap.com/doc/9dcbc5e47ba54a5cbb509afaa49dd5a1/201909.000/en-US/CustomCodeMigration_EndToEnd.pdf

Nos siga nas redes sociais:

Balbino Soares

Com mais de 15 anos de experiência como consultor SAP, tive a oportunidade de participar de diversos projetos, desde projetos de inovação envolvendo novas tecnologias como mobilidade, cloud, Iot, quanto projetos de upgrade e atualização. Minha principal área de atuação é como desenvolvedor, atualmente sou líder de equipe de desenvolvimento e arquiteto de soluções com foco em inovação. Sou um grande entusiasta de novas tecnologias, sempre buscando repassar meus conhecimentos adiante, pois acredito na premissa de que quanto mais se ensina, mais aprendemos.

Deixe um comentário

Fechar Menu
RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram