Hoje começamos a realização da sequência de treinamentos preparatórios para o projeto de implantação do S/4HANA na empresa em que trabalho. O primeiro treinamento foi o HA100, SAP HANA INTRODUCTION. Este é um treinamento que dá uma visão geral sobre a plataforma SAP HANA, apresentando de forma geral tudo o que a plataforma oferece.
Algo que me chamou a atenção foi a clareza como o instrutor abordou alguns assuntos, principalmente quanto a questão da performance, onde explicou que mesmo para alguns casos podemos ter uma perda de desempenho, principalmente se o código customizado, os famosos Z, não forem bem trabalhados durante um projeto de migração. Isto me chamou a atenção pelo fato de na maioria das conversas comerciais, as consultorias e a própria SAP baterem sempre na tecla da performance.
Com relação ao conteúdo apresenta as principais características técnicas e de arquitetura do sistema. Da uma passada rápida sobre a parte de processamento analítico e as ferramentas de gerenciamento de dados e replicação.
Com relação ao processamento analítico, apresentou as ferramentas para geração de modelos de dados, o SAP Hana Live com seus modelos pré configurados, a criação das calculation views e apresentou de forma mais superficial as ferramentas para busca textutal, dados geoespaciais ferrametnas de analise preditiva:
- Predictive Analysis Library (PAL)
- Automated Predictive Library (APL)
- Extended Machine Learning (EML)
- Linguagem R (Biblioteca de Algorítmos)
Ao fim apresenta de forma superficial o desenvolvimento e execução de aplicativos na plataforma HANA utilizando o desenvolvimento nativo baseado em XSA e os principais paradigmas de desenvolvimento.
Vou reforçar abaixo os pontos que todo ABAP deve se preocupar em estudar.
- ABAP OO
- CDS – Core Data Services
- JavaScript
- Html 5
- OData
- CSS
- SAPUI5
O conhecimento nas tecnologias e linguagens acima passam a ser basicamente obrigatórios para ABAPs que desejam trabalhar com SAP HANA. Não quer dizer que o bom e velho ABAPÃO de raiz perdeu seu lugar, mas a forma de desenvolvimento baseado principalmente nas interfaces FIORI e no SAP HANA, obrigam que estas tecnologias sejam mais dominadas.
É claro que algumas delas vão ser mais focadas na parte de Backend ABAP (ABAP OO, OData e CDS) e outras frontend Fiori (JavaScript, HTML5, CSS, SAPUI5 e OData). Porém para abordagens de desenvolvimento nativo na plataforma SAP HANA utilizando o XS Advanced por exemplo, podemos ter também o JavaScript na camada de backend e servidor de aplicação.
Outras ferramentas também devem ser mais estudadas e entendidas pelos ABAPs, por não fazerem tanta parte do mundo SAP anteriormente, como o GIT para repositório de código fonte e versionamento. Além é claro das ferramentas de desenvolvimento baseada em Hana como WebIDE e o Hana Studio (este que em breve deverá ser descontinuado, sendo que para as verões 2.0 do SAP HANA já é totalmente substituído pela WebIDE.
Bom como o próprio nome ja diz este é um treinamento introdutório na plataforma SAP HANA, sendo a base e pré requisito para os demais cursos com focos mais específicos como administração, desenvolvimento e analise de dados. Achei um curso interessante também para funcionais, pois aborta de forma geral tudo que a plataforma oferece a nível de tecnologia.