Schema Mapping

Schema Mapping

O processo de modelagem de dados, consiste na criação de modelos de dados que serão utilizados em aplicações no sistema SAP HANA. Estes modelos são utilizados principalmente em modelos analíticos, sendo a principal ferramenta as Calculation Views. Neste artigo falarei um pouco sobre um conceito muito importante na modelagem no SAP HANA, que é o conceito de Schema Mapping.

O que é um Schema?

Segundo a documentação da SAP um Schema é uma forma de agrupar logicamente os diversos objetos do banco de dados, como por exemplo tabelas, views e stored procedures. Normalmente este agrupamento segue um intuito lógico, como uma aplicação específica por exemplo. Ou seja, pense no esquema como sendo um conteiner ou um pacote onde você agrupa vários objetos com um objetivo comum.

Normalmente todos os objetos no SAP HANA estão atrelados a um schema. Para entender melhor o conceito do schema Mapping devemos conhecer o conceito de dois tipos de schemas.

Authoring Schema

O Authoring Schema é o esquema utilizado durante o desenvolvimento de uma Calculation View. Imagine o seguinte cenário: Você esta desenvolvendo uma Calculation View no ambiente de desenvolvimento que utiliza algumas tabelas mapeadas no schema DEV_XPTO. Neste caso o schema DEV_XPTO será o Authoring Schema, ou seja onde as views inicialmente construídas estão apontando.

Physical Schema

O Physical Schema é o schema físico em um sistema distinto que é diferente do schema onde foi construído inicialmente. Por exemplo um sistema de produção, onde as tabelas estão mapeadas em um schema PRD_XPTO. Neste caso o PRD_XPTO é o Physical Schema.

Schema Mapping

O Schema Mapping é utilizado nestes casos, onde no desenvolvimento original de uma calculation view utilizou-se de artefatos inicialmente mapeados em um schema, mas no sistema destino estes objetos estão mapeados em um schema diferente. Isto é comum em cenários por exemplo em que uma tabela de um sistema ERP por exemplo foi replicada em um schema no ambiente de DEV e no ambiente de PRD foi replicada para um schema diferente.

Nestes casos utilizamos o recurso de schema mapping para não ser necessário alterar todas as referências nas calculation views utilizadas. Para isso é feito um de/para onde o que estiver mapeado no Authoring Schema, será mapeado para o Physical Schema.

Authoring SchemaPhysical Schema
DEV_XPTOPRD_XPTO
Exemplo de Eschema Mapping

O schema Mapping é criado no sistema destino utilizando o seguinte recursos no SAP HANA Studio. Na guia Quick View localize a funcionalidade Schema Mapping.

Após selecionar o sistema no qual o schema Mapping será criado a tela abaixo será exibida para a configuração.

Como criar o Schema Mapping

  1. Na perspectiva de modelagem, Modeler Perspective, vá em Help na barra de menus e selecione Quick Launch.
  2. Clique em Schema Mapping na sessão de setup.
  3. Selecione o Sistema.
  4. Adicione o Authoring Schema e o Physical Schema.

Algums pontos importantes

O Schema Mapping é relevante apenas para Modelagem e Calculation Views. Alteração de schema em procedures, table functions etc deve ser feita manualmente;

É possível ter vários Authoring Schemas para o mesmo Physical Schema;

O mapeamento entre o authoring e physical schemas são armazenados na tabela de configuração. “_SYS_BI”.”M_SCHEMA_MAPPING”

Nos siga nas redes sociais:

Balbino Soares

Com mais de 15 anos de experiência como consultor SAP, tive a oportunidade de participar de diversos projetos, desde projetos de inovação envolvendo novas tecnologias como mobilidade, cloud, Iot, quanto projetos de upgrade e atualização. Minha principal área de atuação é como desenvolvedor, atualmente sou líder de equipe de desenvolvimento e arquiteto de soluções com foco em inovação. Sou um grande entusiasta de novas tecnologias, sempre buscando repassar meus conhecimentos adiante, pois acredito na premissa de que quanto mais se ensina, mais aprendemos.

Deixe um comentário

Fechar Menu
RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram