Desenvolvendo código limpo com ABAP

Desenvolvendo código limpo com ABAP

Olá pessoal! Hoje vim compartilhar um pouco sobre algo que já venho buscando a algum tempo desde que comecei a trabalhar com ABAP e com SAP. Um guia com boas práticas para desenvolvimento do código ABAP.

Quem já trabalha com ABAP como eu a algum tempo já deve ter se deparado com aqueles padrões de código e nomenclatura de consultorias e clientes, que no meu ver trazem muitas práticas que considero pouco efetivas, como por exemplo declarar uma variável em notação Húngara, aquelas variáveis do tipo:

 DATA: vl_x type c value 'X'. 

Isso ao meu ver é algo que não traz ganho, na verdade só mais trabalho para entender códigos antigos e legados.

Outro ponto que acaba trazendo muita confusão são as recomendações de código novo (Novos padrões do ABAP) vs código antigo. Desenvolvedores mais novos tem mais facilidade com os novos padrões, mas desenvolvedores que já estão a mais tempo no mercado tendem a continuar escrevendo o código como na década de 90. E devido a isto muitos aceleradores e recursos que melhoram a performance dos programas acabam não sendo utilizados.

Bom, a algum tempo me deparei com esta documentação da SAP que ao meu ver trata todos estes assuntos de forma bem clara e gostaria de compartilhar  com vocês. Segue o link: https://github.com/SAP/styleguides/blob/master/clean-abap/CleanABAP.md .

Aproveitem, leiam e busquem olhar com uma visão crítica. Acho muito válido este tipo de conteúdo.

Grande Abraço!

Nos siga nas redes sociais:

Balbino Soares

Com mais de 15 anos de experiência como consultor SAP, tive a oportunidade de participar de diversos projetos, desde projetos de inovação envolvendo novas tecnologias como mobilidade, cloud, Iot, quanto projetos de upgrade e atualização. Minha principal área de atuação é como desenvolvedor, atualmente sou líder de equipe de desenvolvimento e arquiteto de soluções com foco em inovação. Sou um grande entusiasta de novas tecnologias, sempre buscando repassar meus conhecimentos adiante, pois acredito na premissa de que quanto mais se ensina, mais aprendemos.

Deixe um comentário

Fechar Menu
RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram