Uma das primeiras fases de um projeto de transição para SAP S/4HANA é a análise e adequação do código customizado para aderência ao novo sistema. Conforme exemplificado no guia de simplificação temos diversas mudanças técnicas decorrentes do S/4HANA e em um projeto de transição é necessário ajustar os programas customizados, os famosos Z`s para aderência ao novo sistema, seja por tamanhos de campos, seja por consultas não performáticas ou por chamadas a objetos standards obsoletos.
A ferramenta que nos auxilia nesta identificação é o ATC – ABAP Test Cockpit, através dele conseguimos realizar a checagem com base na versão do S/4HANA.
Porém o ATC para este tipo de checagem apenas está disponível em versões do SAP Basis 7.52 ou posterior. E em muitos casos necessitamos realizar a checagem em sistemas anteriores.
Para isto podemos instalar uma instância do SAP Netweaver ABAP na versão SAP Basis adequada e configurar o ATC neste sistema para realizar a checagem automática no outros ambientes anteriores a versão instalada. Este ambiente é chamado de sistema de sistema de checagem central, e os demais onde iremos realizar a checagem de sistemas checados
.
Em qual fase do meu projeto devo me preocupar com o código customizado?
A análise do código customizado é uma das primeiras etapas do projeto, e consiste basicamente de ajustes a serem feitos antes da realização do upgrade em si pela equipe de basis. Ele faz parte da fase de preparação, conforme metodologia Activate.
Quais os pré requisitos para configurar o ATC?
Além dos pré requisitos de versão SAP Basis 7.52 ou superior para o sistema de checagem central, devemos realizar a configuração de conexão remota entre o sistema central e os sistemas checados, via SM59 e instalar algumas notas tanto no sistema checado quanto no sistema central.
Notas a serem aplicadas no sistema que será checado.
- 2485231 – Remote ATC Checks of Modifications and Enhancements
- 2270689 – RFC Extractor for performing static checks
- 2190065 – ATC/CI: Remote Code Analysis – Object Provider Stub
Após aplicar as notas é necessário executar o report RS_ABAP_INIT_ANALYSIS em cada sistema checado.
Notas a serem aplicadas no sistema central do ATC
- 2436688 – Recommended SAP Notes for using SAP S/4HANA custom code checks in ATC
- 2364916 – Recommended SAP Notes for using ATC to perform remote analysis
Download e Import do simplification database
Acesse o support da sap na seção de downloads e localize CCMSIDB e realize o download.
Após realize a importação através da transação SYCM, selecione Simplification Database > Import from Zip File.
Configuração do ATC
Acesse a transação ATC.
O primeiro passo é configurar a ferramenta para funcionar em um sistema central de checagem, para isso navegue em ATC Administration > Setup > System Role. Nesta tela altere para ATC Checks Using Object Providers.
Agora iremos configurar os RFC Object Providers que faz a ligação com o sistemas onde as análises serão executadas.
O primeiro passo é criar a RFC para o sistema destino através da SM59. Depois configurar o System Groups clicando em: ATC Administration > Setup > Object Providers.
Configure os System Groups de acordo com a versão do sistema destino, é recomendável que tenha um grupo para cada versão do sistema.
Preencha os Object Providers, fazendo a associação entre o Sytem Group e a RFC Destination utilizada para conexão com o sistema destino.
O próximo passo é configurar o Job que será executado para coletar os dados. Para isso na tela inicial do ATC clique em Runs > Schedule Runs. Na tela seguinte clique em Create, informe um nome para a série, a variante S4HANA_READINESS_1909 e o Object Provider criado no passo anterior.
Caso a variante não esteja disponível dê uma olhada nesta nota: 2812556 – Check variant for SAP S/4HANA 1909 custom code checks, ela explica como realizar os passos para exibição da variante.
Após criar a série, iremos programar a execução, para isto volte a tela anterior de configuração das séries, e clique no botão Schedule.
Após clicar em Schedule configure os parâmetros para execução.
Após clique em Execute in Background e programe a execução, se preferir pode executar imediatamente.
Aguarde a execução, o que pode levar algum tempo, no meu caso foram aproximadamente 40 minutos.
Para monitorar a execução clique na tela inicial do ATC em Runs > Monitor and Control Runs.
Para visualizar os resultados, basta clicar em Result. E ir navegando nos detalhes.
Para informações mais detalhadas acesse o guia oficial da SAP